18 de janeiro de 2019

Temporal atinge o sertão paraibano entre esta quinta-feira (17) e sexta-feira (18)

Nesta quinta-feira (17), áreas de instabilidades se intensificaram bastante no interior de PE no final da tarde, com seu deslocamento de noroeste, chegou ao sertão paraibano ainda no fim da tarde, não demorou muito para que a cidade de Sousa sentisse com força os efeitos das chuvas fortes.

(Imagem: Sousa - PB, @Sousa_cidade_sorriso). 

As áreas de instabilidades chegaram com bastante atividade elétrica, ventania e chuva forte,  provocando um forte temporal na cidade.


De acordo com o Cemaden (Centro Nacional De Monitoramento e Alertas De Desastres Naturais), a cidade registrou 63 mm de chuva em apenas 1 hora. Das 21:20 de quinta-feira (17) até as 09:30 de hoje, são 100.8 mm acumulados, é um acumulado bastante expressivo não só pelo volume, mas como também em relação a média climatológica do mês de janeiro na cidade, que é de 99.5 mm de acordo com a AESA (Agência Executiva De Gestão Das Águas), agência responsável pelo monitoramento das chuvas do estado da Paraíba.

Previsão:
De acordo com as simulações meteorológicas, espera-se que ainda deve continuar ocorrendo chuvas na região com a aproximação da ZCIT, que favorecerá o aumento de umidade, mas nada comparado a esse temporal. O tempo só deve melhorar mesmo na próxima segunda-feira.

0 comments: