27 de julho de 2018

Japão volta a ficar em alerta para receber chuvas torrenciais do tufão Jongdari

O décimo segundo tufão da temporada de 2018 se desenvolveu na noite desta quinta-feira e foi nomeado como Jongdari.

Seguindo rumo ao Japão, o tufão jongdari está deslocando-se a 14km/h com ventos superiores a 160km/h e rajadas ainda mais intensas passando dos 200km/h, já em categoria 2, com isso, o país entra em alerta vermelho por conta do perigo potencial para a população japonesa que já vem sofrendo com o excesso de chuva na última semana, o solo permanece muito úmido,  qualquer volume de chuva na região é motivo de preocupação devido o alto risco de deslizamento de terra.
Espera-se que chuvas fortes cheguem bem à frente do centro do tufão, causando um período de 12 a 24 horas de fortes chuvas em partes do centro de Honshu. Prevê-se chuvas intensas superiores a 300 mm na região mais atingida, ao sul de Tóquio. Cidades importantes como a capital do país "Tóquio", Osaka, Hiroshima e Sendai serão afetadas,  apenas o extremo norte do país está fora do alerta até o momento, de acordo com as últimas análises feitas.
(imagem: Satélite infrared 27/07 - 06:00)
Jongdari pode atingir categoria 3 no sábado, mas felizmente ele deve enfraquecer pouco antes de entrar no continente na noite de sábado, no entanto, jongdari ainda pode ser equivalente a um tufão de categoria 1 ou 2 ao atingir o centro de Honshu. Por outro lado, esse tufão dará o fim a onda de calor que já dura semanas no Japão, o país bateu recorde de temperatura máxima histórica de 41,1°C em Kumagaya, já fez pelo menos 80 vítimas segundo o site Aljazeera.
A previsão é que Jongdari enfraqueça no momento em que se dirige para o Mar do Japão em direção da Coréia do Sul na segunda-feira.